Categorias

Curiosidades sobre o ímã

O que é ímã? O ímã é o objeto que melhor representa o efeito do magnetismo, que através da movimentação contínua dos elétrons gera um campo magnético ao seu redor, desta forma atraíndo materiais ferromagnéticos. Uma característica muito notável é que os polos não podem ser separados e, se partido ao meio, um novo ímã de menor tamanho é criado com ambos polos novamente.

Por que os ímãs se atraem? Os elétrons dentro do núcleo giram na mesma direção, oque cria um campo magnético e, como explica o magnetismo, eles se atraem.

Por que o ímã atraí ferro? O exemplo acima também explica que no ferro alguns átomos se encontram mais próximos uns dos outros, que girando no mesmo sentido também criam pequenos campos magnéticos e, ao se aproximar do ímã, os movimentos desse átomo passam a se dirigir na direção do mesmo.

Objetos que o ímã atraí: Os metais que podem ser atraídos pelos ímãs são mais conhecidos como ferromagnéticos, que são Ferro (Fe), Cobalto (Co), Níquel (Ni) ou ligas que contenham em alguma capacidade os que foram listados, mas variando sua atração magnética de acordo com a concentração.

Objetos que o ímã NÃO atraí: Os dois grupos que contém metais com baixa ou nula atração magnética são paramagnéticos (contém baixa atração magnética), ou diamagnéticos (contém baixíssima ou zero atração magnética).

Alguns exemplos são:
Paramagnéticos: Alumínio, Magnésio, Sulfato, Cobre.
Diamagnéticos: Bismuto, Prata, Chumbo, Ouro.

Por que o ímã não atraí alumínio? Os elétrons do metal de alumínio não são organizados como no caso do ferro, e essa desordem faz com que eles anulem o campo magnético uns dos outros, impedindo a atração.

Meu título conteúdo da página