Categorias

O que é campo magnético?

O que é campo magnético?

Campo magnético, mais conhecido como a unidade de medida Gauss, é vastamente utilizado em empresas que fabricam ou comercializam ímãs e equipamentos magnéticos. O termo surgiu do matemático Carl Friedrich Gauss, que usou princípios da matemática para mensurar o magnetismo.

Esse é um termo que ainda gera muito desentendimento, até mesmo para aqueles que o usam com frequência. Mas fique tranquilo, com esse artigo você vai saber tudo de uma maneira bem fácil a respeito dos Gauss.

Foto de perfil do matemático Carl Friedrich Gauss

Pra que serve os Gauss?

Essencialmente, Gauss é a unidade de medida do magnetismo que se refere à intensidade do campo magnético ou, em outras palavras, quanto campo magnético existe em uma determinada área.
Falando de uma maneira mais técnica, uma unidade de Gauss é uma linha de fluxo em uma área de superfície quadrada de 1 cm. Mas pense nisso como uma densidade de fluxo magnético, que é linha que está sendo emitida do polo Norte ao polo Sul e, quanto maior for o número de Gauss, mais linhas contém. É isso que a unidade Gauss mensura.

Linhas do fluxo magnético do polo Norte ao polo Sul

Força de atração vs Gauss:

Um maior número de Gauss não necessariamente significa mais força de atração. A medição de Gauss só pode ser usada como comparativo quando sendo a fonte de informação primária, caso contrario só é possível utilizando um ímã de mesma geometria e sendo testado sob as mesmas circunstâncias.

Como medir os Gauss?

A medição de Gauss é uma maneira de medir a força do campo de um ímã. Isso pode ser feito por um de nossos profissionais usando um dispositivo chamado gauss meter, um dispositivo eletrônico que é muito sensível e capaz de medir as linhas de fluxo no entreferro de um ímã usando uma sonda portátil. À medida que a sonda é movida ao redor do ímã, os valores aumentarão ou diminuirão de acordo.

Meu título conteúdo da página